Guia dos pincéis de maquiagem: tipos e funções

Os pincéis são itens importantes, tanto para maquiadores profissionais, quanto para quem faz auto maquiagem, pois facilitam o ato de maquiar e contribuem para um bom resultado.
Costumo dizer que na era dos blogs de beleza, acabamos nos influenciando muito e achamos que precisamos ter tudo o que as blogueiras famosas têm, mas para quem não trabalha com maquiagem, basta apenas uma quantidade razoável de artigos, afinal, ninguém que ver seus produtos sendo desperdiçados por falta de uso. Tudo aquilo que vemos é para trabalho, gente! Uma pessoa normal, não precisa de tanta coisa, sem falar, que no caso das meninas famosas, donas de blogs e canais; elas recebem os produtos para resenhar e divulgar alguma loja, isso é parceria, já que também precisam mostrar variedade. E você ai, em casa, provavelmente, não daria conta de usar tudo aquilo, rsrsrs!
Sempre recebo muitas perguntas de meninas que me compram kits na lojinha, mas desconhecem as funções de cada pincel. Realmente confunde!
Então,  para quem deseja comprar um kit ou montar um com pincéis avulsos, esse post poderá ser muito útil.


pinceis-de-maquiagem - guia


Pincel para Base

Um bom pincel para preparar a pele é algo de extrema importância quando se deseja algo mais impecável. Com o pincel, você pode chegar ao resultado desejado, seja uma pele mais “pesada” ou com efeito natural.

Pincéis para base1

1. Pincel língua de gato: pincel de base que serve para espalhar produtos líquidos ou cremosos no rosto. Muitas pessoas reclamam desse tipo de pincel, pois deixa a pele marcada, mas digo que com calma se consegue um bom acabamento; basta leveza, fazendo movimentos de X com o pincel .  Eu uso para misturar produtos, aplicar no rosto e espalhar. Esse tipo de pincel deixa a pele com uma alta cobertura
2. Pincel língua de gato corte reto: basicamente possui a mesma finalidade do anterior e a dica é a mesma, aplicar com movimentos em x.
3.  Pincel Duo Fiber: esse é um pincel feito por dois tipos de cerdas e é indicado para quem prefere uma cobertura de base mais leve; também pode ser usado para aplicar pó, e dependendo do tamanho, blush. O mais bacana é a naturalidade e leveza que ele oferece a pele. Então, se não quer pesar, usa esse pincel.  A dica para evitar manchas e deixar a pele uniforme é aplica-lo dando leve batidas em toda a superfície do rosto.
4. Flat Top: Eu não dispenso esse tipo de pincel. É mais denso e possui uma quantidade maior de cerdas, proporcionando assim maior precisão e cobertura para a pele. Na maquiagem profissional, geralmente, aplico a base com o língua de gato, depois faço o acabamento com o flat top, e a pele fica incrível. Para aplicar dê batidinhas alternadas a movimentos circulares.
* Iguais ao número 1
Como usar: coloque a base no dorso da mão, molhe a pontas das cerda de aplique de dentro para fora (a partir do centro do rosto: nariz, queixo e bochechas). Espalhe até ficar uniforme, dando batidinhas, alternada a movimentos circulares (para  pincéis Flat top e Duo fiber). Espalhar bem e com leveza é o segredo, nada de base aparente!

pincel-maoespalhar-base1

Esponjas
Sei que o título do post é guia de pincéis, mas é válido mostrar outra opção que também é bastante usada.

esponjasw

1.Beauty Blender*: é uma esponja anatômica que ficou bem famosinha depois que algumas gurus passaram a usar, tem um valor bem salgadinho, mas felizmente, algumas marcas brasileiras já fizeram versões para que não precisemos comprar fora do país. Essa esponja dilui a base promovendo um efeito bem natural, por isso, quando sua intenção for uma super cobertura, melhor usar um pincel.
2. Esponjas convencionais: já conhecida por todos, são fáceis de achar e bem baratinhas. Particularmente, prefiro as esponjas em formato de disco para aplicar pó, já as triangulares podem ser bacanas para aplicar base ao redor dos olhos, por exemplo.

Pincei para pó
O pincel mais conhecido, o tipo que todo mundo desde sempre teve. Espalha o pó uniformemente, deixando-o com aspecto natural e leve.

Pincéis pó

Pincel convencional: Possui o cabo grande, corte arrendondado, deve ser macio e cheio de cerdas.
Pincel Kabuki ponta arredonda: possui uma grande quantidade de cerdas e é bem curtinho. Eu adoro para carregar na bolsa.
Como usar: principalmente na zona T (testa, nariz e queixo) para aplicar pó a fim de retirar o excesso de brilho da pele, espalhando com leves varridas, num movimento de vai e vem. Uma dica é retirar o excesso no dorso da mão antes. Não há muito segredo!

Pincel para corretivo


Pertence a uma categoria de pincéis não muito utilizados por quem se maquia em casa, na grande maioria das vezes na pressa aplicamos corretivo com as pontas dos dedos; eu mesma faço isso no dia a dia, mas quando maquio minha clientes, uso sempre pincéis. Possui várias formas e são  menores, porém, parecidos com os de base. Geralmente são feitos de cerdas sintéticas, pois precisam ser mais durinhos para a aplicação de produtos líquidos ou cremosos.

pinceis pincel maquiagem make principiante comprar corretivo concealer

spots-corretivo1

Como usar: aplique  corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Esses são os lugares mais comuns para correção, mas para quem tem manchas espalhadas, precisará ir diretamente em cima do problema. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto – assim seu rosto não ficará com tom desigual.

Pincel para blush


Por incrível que parece, muitas meninas ainda usam o pincel errado para aplicar blush, por vezes, escolhem alguns muito grandes, porém, o ideal é que sejam menores que os de pó, para concentrar o produto nas áreas exatas, afinal, ninguém quer ficar com o aspecto  de havaianada na cara.
Na hora de escolher o pincel para blush, é importante que as cerdas sejam macias e que não seja muito grande, só assim conseguirá concentrará o produto nas maçãs do rosto.

pinceisblushc

1. Pincel para blush regular *:  é um pincel muito versátil, pois serve tanto para aplicação de blush quanto de contorno. Coringa!
2. Pincel de corte diagonal *: Eu também uso para as duas funções, mas ele é perfeito para fazer um contorno mais marcado.
Como usar: a maneira de aplicar o blush varia de acordo com o formato do rosto de cada pessoa.

blush-rosto-redondo2 blush-rosto-oval2


Pincel para pálpebra (aplicador de sombra)

palpebra

Também no modelo língua de gato, perfeito para depositar a sombra, não é o mais recomendado para esfumar, a não ser que possua muitas cerdas e que sejam macias.
Como usar: aplicar a primeira camada da sombra por toda a extensão da pálpebra ou para iluminar rente a sobrancelha.
Obs.: Nessa categoria entra o nosso já conhecido pincel esponja.
primeira-camada-sombra


Pincel para esfumar e para côncavo


Outro item de muita importância na hora de fazer olhos mais trabalhados. Precisa ser macio para conseguir o tão desejado efeito esfumado.

esfumar e concavo

1. Pincel para esfumar: pode ser redondo ou angular, o mais importante é ser denso e macio, ideal para produtos em pó, por isso esfuma tão bem.
2. Pincel para côncavo: ou pincel lápis é um  modelo mais fino e denso é ideal para marcar o côncavo com precisão e aplicar sombra abaixo da linha d’água dos olhos.

Pincel para delinear


Este tipo oferece precisão, ideal para aplicar delineador líquido ou em gel, corrigir sobrancelhas e tudo o que for referente a traços mais precisos e marcados.

Pìncéis para delinear

São os já conhecidos pincéis chanfrados, seja em corte reto ou diagonal. Há ainda na imagem, um  pincel bem fininho que permite delineados muitos mais mais perfeitos.

delineador-cremoso-1delineador-cremoso-2

como usar: faça o mesmo que faria utilizando um lápis delineador; aplique o delineador em gel ou sombra nas cerdas e tente manter a mão firme e ao mesmo tempo leve, faça aos poucos o traço para não errar. Se isso acontecer, limpe com cotonete e recomece sem drama.

Pincel para lábios

Há dois tipos, os fininhos para contorno labial e os mais chatos e largos para o preenchimento dos lábios com batom.

pinceis-completo-copy-4

Como usar: com o pincel mais fino faça um contorno dos lábios usando a cor de batom desejada, em seguida, preencha-os utilizando o pincel mais largo.

boca-2boca-1

Outros tipos de pinceis

Pincel leque ou Fun Brush

pinceis8

O Pincel leque ou Fun Brush  é um modelo que não acompanha todos os kits, porém, não é difícil de ser encontrado. Muitas pessoas não o utilizam por não conhecerem sua finalidade.
Como usar: para aplicar iluminador nas têmporas, centro do nariz, acima do lábios ou para varrer aquele excesso se sombras que, ocasionalmente, caia no rosto.

Para pentear cílios e sobrancelhas

Pincéis de maquiagem - guia

Servem para dá aquela organizada nas sobrancelhas e cílios. Eu uso muito esses dois, tanto para pentear as sobrancelhas quanto para separar os cílios depois que o rímel seca. Muito legal!

Provavelmente, ainda poderão encontrar pincéis que não apareceram aqui, pois estão sempre inventando modelos diferentes, mas as funções não mudam muito. Na verdade, não há muitas regras, eu mesma invento e misturo os pincéis para o uso que desejo, como usar o de base para corretivo, o de esfumar para aplicar pó abaixo do olhos e fixar o corretivo. É assim, você pratica e desenvolve o seu próprio modo de usar.

Até mais!

2 comentários:

  1. Nossa! Que ajuda! É muito importante saber sobre cada pincel!
    Agora tá tudo muito mais fácil! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Qual é aquele pincel dourado prateado fino p contornar os lábios ?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! Assim que possível responderei sua pergunta. Saiba expressar sua opinião, pois comentários agressivos não serão aceitos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo